sábado, 23 de julho de 2011

•Aquário de Kinguios



O kinguio teve sua origem no Tibet, o gênero carassius foi aplicado pela primeira vez pelo naturalista suiço Conrado de Gesner o termo vem do grego "Karas", nome vernáculo de um peixe da antiga Grécia. A palavra kinguio traduzida do japonês significa “peixe vermelho”, e pertence à família dos ciprinídeos, seu nome científico é Carassius auratus.
 Kinguios são peixes fascinantes e populares, são também chamados de Peixinhos Dourados ou Japonês e no mundo todo são conhecidos por Goldfish.

Em 1596, Chang Chi En-Tê escreveu Chu Sha Yu P'U ("Livro dos peixes vermelhos"), onde ele ensinava como mudar a água do vaso de porcelana, como proteger do frio e limpar os dejetos. Nascia, desta forma, a Aquariofilia e o primeiro livro específico. A primeira enciclópedia de que se tem notícia data de 1735 e se chamava "Ke-Chin-King-Yuan".
Jarras de porcelana pintadas com figuras de Kinguios foram encontradas nos conventos budistas de Hang-Chou.
Na Europa, o japonês foi levado primeiramente à França, em 1750, como presente para Madame Pompadour, a favorita de Luiz XV.
Na América, isso só ocorreu mais tarde, no século XIX, embora não com muita força.
Atualmente, podemos presenciar uma grande variedade destes peixes, tanto em cores, quanto em forma. Nas cores, temos os comuns esverdeados, dourados, alaranjados, vermelhos, pretos, brancos, rosas, cinzas, azulados e multicoloridos. Já quanto à forma, há comuns, cometas, telescópios, miracéus, oranda, bolhas, entre outros. Apesar de já haverem tantos tipos, ainda hoje há criadores tentando desenvolver novas variedades.
Esses peixes cores possuem milhares de tonalidades de cores e formação física, pois são muito criados por psicultores de todo o planeta, são facilmente encontrados em qualquer loja de aquários, mas existem kinguios de raças e tonalidades específicas, que possuem um preço bem mais elevado e não são encontrados assim tão facilmente.
o kinguio é um dos peixes que mais sofre, pois algumas lojas apenas interessadas em vender, falam absurdos sobre os kinguios, desde de que vivem sem oxigênio em uma bola de vidro redonda, até que podem ser alimentados com farelos de pão e bolachas, isso é um absurdo.
-Quanta gente eu recebo aqui na loja e escuto aquela velha frase, “o meu peixinho vermelho não dura mais do que dois meses, já comprei uns quantos e só viveram no máximo 6 meses”. Para quem não sabe o kinguio é um peixe que vive em media de 30 anos, como que o peixe não dura??? Por isso sempre procure um loja especializada e procure se informar dos seus principais hábitos!!
O peixe kinguio é um peixe de água fria e isso deve ser respeitado, mas isso não significa que você que mora em regiões frias vai deixar criar bloquinho de gelo dentro da água, até mesmo o porque, se o peixe está com fungo, como é que se trata?
Com medicação e aquecendo a água, correto? Por isso afirmo que você pode manter um kinguio em aquário com a temperatura entre 20ºC – 23ºC, o ideal nem seria você manter um kinguio em um aquário e sim em um lago, pois eles são peixes que necessitam de um bom espaço para nadar, se não podem ficar “atrofiado”, mas isso não é uma regra, eles podem muito bem  “sobreviver” dentro de um aquário, mas lembre-se, o peixe tem que viver e não apenas sobreviver!!!!
Os kinguios são conhecidos como inocentes porquinho aquáticos, inocentes porque são peixes bobinhos não devem ser misturados com platis, espadas, molinésias, porque certamente os kinguios terão suas caudas devoradas. São considerados uns porquinhos, porque adoram revirar o cascalho, o mais apropriado para eles é o de rio, o mais grosso, pois com os mais finos podem se engasgar facilmente.
Kinguios são de PH bem alcalino entre 7,2 – 7,5 e dureza entra 3 e 5 está excelente para eles.
O que muito pouca gente sabe é que os kinguios tem uma certa tendência a ter problemas com a bexiga natatória é muito interessante prevenir essa doença com uma manutenção adequada no aquário e uma alimentação saudável, nada de farelos de pão e de bolachas...
Enquanto a iluminação pode ser comum, umas T8 simples, nada de T5, pois se tem uma coisa que não combina com kinguios são plantas naturais, isso se tornaria o seu lanche de todas as horas, isto é enquanto restassem plantas.
Na hora de montar um aquário de kinguio deve ter em mente que não vai ser qualquer filtro que vai servir, um FBF (filtro biológico de fundo) está fora de cogitação, pois como já comentei eles sujam de mais o aquário, e um FBF não iria dar contar de filtrar a água, o que mais cedo do que se imagina estaria comprometida. Um filtro que se deve pensar em ser usado é um filtro externo, com perlon e carvão ativado, e o filtro deve ter no mínimo 6x de capacidade do aquário, alem das TPA’S com freqüência.
A alimentação pode ser bem variada, kinguios aceitam bem artemia viva, pode ser dado também pedaços pequenos de camarão do mar, pequenos pedaços de coração de boi, e as rações em flocos em geral, existem muitas variedades importadas e nacionais, peça ajuda ao lojista ele saberá como proceder para melhor lhe ajudar. Podem ser alimentados de 2 a 3 vezes ao dia de maneira que não fiquem sobras no aquário, pois essas sobra podem se acumular entrar em estado de decomposição e elevar a NH3 (amônia), despeje uma quantidade que seja consumida no Maximo em 5 minutos.
A CICLAGEM do aquário é muito importante, não pense que eles são diferentes por terem fama de resistentes, necessitam do período de ciclagem como qualquer outro peixe, deixe ciclar por 30 dias no mínimo o aquário.
E o mais importante, de amor para seu kinguio, trate ele adequadamente, lembre-se que ele é um ser vivo e que vai viver por muito tempo, seguindo essas dicas, seu bichinho viverá tranqüilo...


Um comentário:

  1. Olá amigo, me tire pequenas duvidas por favor se possível. O Kinguio sobrevive sem bomba? Se sim, por quanto tempo??

    ResponderExcluir