sábado, 2 de julho de 2011

Introdução ao aquário marinho

Ao contrario do que muita gente pensa montar um aquário de água salgada é mais fácil do que andar de ré, não se tem trabalho para mantê-lo PODE ser feita um manutenção mensal, (isso não significa que você precisa deixar criar paredes de algas marrons no seu aquário, até mesmo porque esteticamente isso deixaria muito feio) mas esse problemas das algas pode ser resolvido com apenas um limpador magnético.
Esse pequeno produto porem poderoso é uma mão na roda na hora de limpar o seu aquário.



A melhor forma de se manter o ecossistema ou melhor o mini ecossistema criado dentro do aquário é ter um sistema de filtragem adequada ao tamanho do aquário, o convencional seria ter uma caixa de circulação de água ou SUMP aonde tem várias divisórias que podem ser posto carvão ativado, perlon (lã sintética), que ajudam a fazer a filtragem do aquário.

                                                          
                                                   

Mas o verdadeiro “herói” do aquário marinho é Skimmer, ele é responsável por retirar o excesso de materiais orgânicos que podem comprometer a qualidade de água do aquário, quanto mais formar nata de sujeira no skimmer melhor é.
Ex. de skimmer sujo.
                                    .
A caixa de circulação nada mais é do que uma caixa de vidro menor que o aquário com algumas divisórias para receber os materiais filtrantes,(perlon, carvão ativado etc.) um par de mangueiras ou tubulações para trocar água entre o aquário principal e esta caixa, e uma bomba potente o suficiente para elevar água até a altura da borda superior do aquário sendo que a água retorna para a caixa por gravidade. O ideal é que esta bomba tenha um fluxo efetivo de pelo menos 10 vezes o volume do aquário em litros por hora. Exemplo: um Aquário de 200 litros, pelo menos uma bomba de uns 2000 a 2500 litros por hora. Existem ainda wavemaker  que são aparelhos desenvolvidos para variar o fluxo de água que vem da caixa a fim de melhorar a distribuição de água por todo o aquário melhorando assim a oxigenação e a circulação.
 
Circulação: A água de qualquer aquário marinho deve ser bem movimentada , com o intuito de simular as correntes que atingem os recifes de corais, por exemplo. Para isso torna-se necessário utilizar de bombas de circulação dentro do aquário. Toda a água do aquário deve passar no mínimo 10 vezes a cada hora pelas bombas. Ou seja, para um aquário de 200 litros, no mínimo 2 bombas de 1000 litros/hora ou 3 de 700 litros/hora. O ideal é procurar direcionar os jatos das bombas para direções opostas, para que haja uma melhor distribuição do fluxo de água.
Salinidade: Para atingirmos a salinidade igual à da água marinha devemos usar o sal sintético próprio para isso. O sal deve  ser de boa qualidade, livre de nitratos e fosfatos e de fácil e rápida dissolução. A densidade ideal para nossos aquários marinhos é de 1.020 a 1.024 g / l. Para sabermos a densidade da água de nosso aquário usamos o densímetro ou um refratômetro que é mais preciso.
( O refratômetro é usado para medir a quantidade de sal dissolvido na água, quanto maior a quantidade de sal no aquário maior é a densidade.)

  

Um outro elemento muito importante é a iluminação  uma forma grosseira de se calcular quantos Watts será necessário para o aquário é de ½  à 2 Watts por litro, exemplo, se o aquário tem 200 litros a iluminação devera ser de 200 a 400 watts. Mas claro que isso depende o mini ecossistema pretendido formar no aquário se for peixes/corais, deve ser T5, HQI’s e se quiser T8’s.
Agora se for apenas peixes pode-se usar apenas lâmpadas T8’s afinal peixes não fazem fotossíntese.
As fluorescentes T5 HO possuem duas vezes mais eficiência luminosa (lumens/watts)  que um tubo fluorescente normal, o que facilita a instalação, pois permite o uso de um número menor de lâmpadas para atingir a potência desejada.

Chiller: Se trata de um resfriador do aquário, composto por um motor, com utilidade de resfriamento (mesmo principio do motor de geladeira). Com uma serpentina no qual a água passa, em contato direto com a serpentina, ou por fora. Ajudando então ao resfriamento da água. Possui um termostato para ligar / desligar conforme a temperatura do aquário oscila.
Chiller:





Um comentário: